Frase

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." (Madre Teresa de Calcutá)

domingo, 28 de abril de 2013

Sousplats feito de vinil




Sousplat


É um suporte para o prato da refeição a ser servida. Mas podemos dizer que os sousplat são mais do que um simples suporte para pratos, eles viraram objeto para decorar as mesas dos convidados em eventos como casamento, aniversários e jantares românticos. Eles podem ser feitos de diversos materiais como tecido, jornal, mdf, melanina, plástico, prata e até mesmo com disco de vinil. E aqui neste modelinho que eu fiz eu usei o disco. O resultado foi um lindo sousplat.


Para fazer sousplats eu usei cola branca para colar o tecido no vinil. Antes disso eu pintei o vinil com tinta branca PVC porque o meu tecido era clarinho mas se o tecido que você for usar não é transparente não tem necessidade de pintar o vinil. Usei uma espátula para alisar o tecido no vinil tirando as bolhas de ar e cortei as sobras com uma tesoura grande. Depois, utilizei goma laca para impermeabilizar, mas se você não tiver pode usar cola branca.


Uma dica para você preparar uma mesa artesanal é fazer um par de sousplats, Porta Copos feito de tampinhas e fruteira feita de Disco de Vinil olha só que mesa legal. Toda artesanal.



Disco de Vinil



Disco de Vinil


O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil, ou ainda Long Play (LP) é uma mídia desenvolvida no final da década de 1940 para a reprodução musical, que usa um material plástico chamado vinil (normalmente feito de PVC), usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, que podem ser reproduzidas através de um toca-discos. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil)

É até engraçado colocar esse tipo de informação, porém algumas pessoas podem não saber do que é feito e como era usado o vinil. A nova geração que cresceu usando CD, Pen drive e Cartão de Memória se perguntar a eles o que é um bolachão é capaz de responder que é uma grande bolacha... rsrs (Bolachão é o nome vulgarmente dado ao disco de vinil) que foi desaparecendo das prateleiras no final da década de 80 dando lugar ao Compact Disc que hoje em dia também já não é muito usado. Muitas pessoas guardam seus discos de vinil em casa como se fosse grandes tesouros e muitos são já que alguns discos são muito raros de encontrar. Se você mexer no seu arquivo cultural vai descobrir que tem algum vinil que está riscado ou algum que você ganhou e guardou só por guardar não é do seu gosto, então que tal dar uma pitadinha retrô na decoração da sua casa.
Vamos fazer objetos de decoração sem precisar descartar o vinil. Já que da uma dorzinha no coração se desfazer de um objeto que teve grande destaque marcando uma geração toda. 

Aqui eu usei disco de vinil para fazer uma bandeja que pode servir para colocar pedaços de bolos, ou ser usada como fruteira ou simplesmente como peça decorativa.

Muito simples de fazer, Primeiro, é preciso moldar o vinil colocando ele em uma forma de pizza coloque no forno do fogão a cerca de 180 graus. Não pode ser micro-ondas. Você vai ter que ficar observando bem atentamente, porque ele amolece muito rápido. Eu coloquei uma panela na cuba da pia para ficar mais fácil de trabalhar com o vinil quente eu coloquei em cima da panela modelei e já abri a torneira esfriando com água. Mas não é necessário passar água já que o vinil esfria rápido, na outra imagem você pode ver que eu usei um refratário quadrado enquanto eu dobrava as laterais eu empurrava a ponta do vinil contra a parede da cuba deixando ele com uma estrutura diferente.



Fica bem bacana, você pode usar a bandeja assim ou fazer decoupage eu optei em fazer decoupage. Usei tinta branca pvc três demão.



Usei o que eu tinha de guardanapo para fazer a decoupage depois de pronto esperei secar bem, e para finalizar passei termolina.

Olha só o resultado, como fica lindo

Uma linda opção para o Dia das Mães

Uma dica é fazer decoupage com tema musical já que a peça é um disco de vinil.
Adorei trabalhar com vinil, podem esperar que vou fazer mais trabalhinhos eu só preciso adquirir uns vinil sem uso. Aceito doações.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

PORTA COPO reciclando tampinhas




O que é PET


O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos e etc.) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista químico, o PET é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens do PET é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva.

O legal do PET é que ele é 100% reciclável, além de reaproveitar a garrafa fazendo artesanato podemos também usar as tampinhas, uma opção para reciclagem das tampinhas é fazer um porta-copo.
Para fazer o porta-copo com tampinhas de garrafa pet, vamos precisar de sete tampinhas, um retalho de tecido, um pedacinho de feltro e cola quente.


Eu usei um gabarito para fazer os círculos mas se você não tiver pode colocar o pratinho da xícara de café em cima do tecido para recortar. Depois é só costurar como fosse fazer o tradicional fuxico.


Eu colei as tampinhas umas nas outras fazendo esse formato de flor coloquei as tampinhas forradas em cima do feltro e marquei com um lápis depois recortei e colei com cola quente, e o resultado é um porta-copo bem legal. E o feltro não deixa riscar aquele móvel que você tanto gosta.
Essa pode ser uma boa opção de presente artesanal para o dia das mães. Que tal um chocolate quente ou um cafezinho com um porta copo reciclado. A natureza agradece e a  mamãe também.
Uma dica bem legal, é você fazer esse mesmo processo usando mais tampinhas e o resultado é um descanso de panela.

Puff com garrafas PET




Reciclando garrafas PET



O Brasil está entre os líderes da reciclagem de PET no mundo. Quem não olhou para uma garrafa PET e ficou pensando em fazer aquela hortinha suspensa.
Separar as garrafas PET para reciclagem é essencial e uma ótima ação para garantir mais sustentabilidade em casa. Com criatividade e um pouco de tempo podemos produzir alguns objetos e artigos de decoração uma ideia muito legal é a confecção de Puff.
Na minha casa nós não temos o hábito de tomar refrigerantes, raramente tomamos então eu levaria muito tempo para conseguir guardar as garrafas, porém consumimos sucos concentrados que vem em garrafas pequenas, comecei a guardar as garrafas plásticas e pensei porque não tentar fazer Puff com pequenas garrafas já que a ideia é a mesma. E aproveitando também as tampinhas da garrafa, podemos fazer um lindo porta-copo que serve como uma opção de presente para o dia das mães que se aproxima.

E Como diz Emmanuel orientador espiritual de Chico Xavier.

"Experimenta substituir os instantes de queixa, por momentos de serviço ao próximo e observa os resultados.” (Emmanuel). Então, mãos a obra.


Eu usei nove garrafas de suco, peguei três garrafas e colei entorno delas fita adesiva transparente depois coloquei todas juntas e usei mais fita, não tenha dó de passar fita entorno das garrafas pois tem que ficar bem fixo. Já que esse puff que eu fiz é para o uso do meu filhote usei bastante fita. Aqui tudo é reciclado. Com a tampa de uma caixa de pizza eu coloquei as garrafas em cima e contornei para fazer a base colei o papelão com cola quente no fundo das garrafas.



Com um cobertor velhinho que não dava nem para doar eu cortei três círculos menores já que ele era forrado com fibra eu aproveitei para usar na almofada e com um pedaço de   tecido maior eu costurei como fosse fazer um fuxico e coloquei dentro os círculos menores fazendo a almofada. Envolta das garrafas usei um trocador, isso mesmo esse pano azul era um trocador do meu filho tirei o plástico e reaproveitei o tecido já que ele também é forradinho e colorido encapei o puff costurando. Para esconder a costura eu colei um pedaço do mesmo tecido da almofada. E aí está um Puff para seus baixinhos.


Dica: O uso de suco concentrado ou refrigerantes NÃO substitui o suco natural, vamos fazer suco natural para nossa família, educar nossos filhos desde cedo ter preferência ao consumo de sucos naturais eles terão uma vida muito mais saudável 

terça-feira, 9 de abril de 2013

Caixote de feira




Caixote de feira reciclado


O caixote de madeira utilizado na venda de frutas, legumes e hortaliças são inutilizados pelos feirantes que frequentam o CEASA para que não haja contaminação nos alimentos os feirantes tem que entrar com caixas novas para transportar novos alimentos, resultado de tantas caixas de madeira dando sopa por ai, mas com o aumento da compra pelos caixotes o preço caiu e a qualidade também, a maior parte das caixas são feitas com madeira grosseira, o que dificulta para fazer um bom trabalhar em cima delas. Existe algumas caixas mas reforçadas essas são melhores para trabalhar a sua superfície é mais lisa e não precisa mexer na sua estrutura.

Mas como o nosso grande objetivo é reciclar, vamos usar o que temos.

Como diria André Luiz no livro Nosso Lar “quando o trabalhador está pronto o serviço aparece”. Mãos a obra, com uma lixa podemos transformar um simples caixote de madeira, daqueles utilizados em feiras e depósitos, em um lindo acessório de decoração. 



Com uma lixa e muita paciência eu lixei todo o caixote, retirei duas madeirinhas de um dos lados e em cima para dar mais firmeza e reaproveitando o fundo de uma gaveta velha eu preguei uma madeira que deu bem certinho a medida da caixa. Depois eu e o meu filhote pintamos o Sete e o caixote.
Com um pedaço de tecido e um pouco de fibra fiz uma almofadinha e depois colei.


E olha só o resultado pode-se usar como banqueta ou banquinho para descansar os pés. Fica a dica.