Frase

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." (Madre Teresa de Calcutá)

sábado, 26 de janeiro de 2013



Latinhas
(Porta treco, porta joias, porta canetinhas, porta condimentos, vasos de flores e agulheiro)



A lata é um recipiente cilíndrico. O alumínio é atóxico, resistente e maleável. É, por tais características, o material ideal para acondicionar alimentos, produtos de higiene e beleza e, ainda, medicamentos sensíveis à luz, à água e ao calor. São bastante seguras para o consumidor, além de gerarem economia de eletricidade por gelarem muito rápido.
Além disso, o alumínio é muito mais leve que o vidro, não enferruja e mantém o sabor da bebida inalterado. A lata de alumínio é 100% e infinitamente reciclável, o que diminui os danos ao meio ambiente.


Reciclando latinhas

Geralmente consumimos produtos enlatados, compramos refrigerante, ervilha, creme de leite, massa de tomate entre tantos outros produtos. E o que fazer depois de consumir esses produtos?
Houve um período em que as pessoas descartavam suas latas, agora elas têm um destino certo já que seu valor é significativo. Por causa delas criaram-se profissões. Quem não conhece um catador de latinhas?  Hoje o catador faz parte de cooperativas aonde existe uma organização como qualquer outra empresa. A reciclagem de alumínio gera rendimento para muitas famílias. Através da venda de latinhas pessoas criam seus filhos, então antes de jogar suas latas, pense que você pode aumentar o salário de uma família, além de ajudar, e muito, a natureza. Separar as latas e colocar para a coleta é a forma correta para elas, outra forma é doá-las para escolas ou instituições que objetivam auxiliar pessoas carentes. Pode-se também fazer artesanato usando as latinhas na decoração da sua casa, no trabalho ou até mesmo em atividades escolares. Aqui vão algumas dicas de como reciclar latinhas.
(Eliane do Rocio de Lima)

Aquela latinha de massa de tomate, você pode utilizar para fazer um lindo porta joias. Aqui usei um pedaço de barbante, passei em volta de toda a lata e depois eu usei um pedaço de renda para fazer o laço. A tampa cobri com um pedacinho de tecido e com um pedacinho de fita e umas pedrinhas de biju fiz o acabamento. Você também pode trocar os laços de fita por flores de fuxico. Uma dica legal é colar flores secas na frente e um pauzinho de canela na tampa o seu porta joias vai ficar lindão e cheiroso. Fica a dica.

Nesta latinha eu usei massa corrida, deixei secar de um dia para outro depois pintei-a de azul com tinta acrilex com um pedaço de fita de cetim e um pinguinho de cola quente eu fiz o laço da tampa e envolvi a lata como fosse um presente para finalizar usei na tampa uma pedrinha de pérola. Outro porta joias lindão, que tal dar um porta joias desse para a mulher mais importante da sua vida sua "Mãezinha".

Lata + massa corrida + guardanapo para decoupage = Resulta em um lindo porta treco
(Pode usar na organização das canetinhas, serve como porta joias ou guardar pequenos objetos)

Essa latinha pintei de preto e com dois pedacinhos de tecido eu fiz esse porta condimento
Para fazer esse outro porta condimento, eu pintei a latinha de preto e depois com a ponta de um palito de churrasco eu fiz as  pintinhas e com pedacinhos de feltro e molde que tirei de uma revista eu fiz a cabeça, as asas, o bico e o pezinho da galinha e com uns pinguinhos de cola quente coloquei tudo no lugar. É mais trabalhoso esse modelo, porém fica um charme na cozinha.


Uma opção legal é usar retalhos de tecido, uma latinha, e um pouquinho de fibra. Eu pintei a lata de verde e com pedacinhos de tecido eu colei aleatoriamente depois usei uma canetinha para fazer os detalhes. Para a tampa eu recortei um circulo de feltro verde-escuro e outro de tecido mais claro. Costurei os dois círculos e enchi com fibra com um fio da mesma cor eu enlacei dando esse resultado de flor depois foi só colar na tampa o resultado é um lindo agulheiro.

Com latinhas de Nescau da garotada a mamãe pode acomodar suas flores, aqui eu usei a técnica de decoupage para decorar as latas. Neste arranjo eu coloquei flores artificiais, mas se você quiser colocar flor natural não se esqueça de fazer alguns furinhos no fundo da lata para que as flores façam a drenagem da água

Reutilizei latas de massa de tomate e latas de Nescau, mas você pode estar usando diversos tipos de latas.



Gostou? Então mãos a obra. A hora é essa vamos reciclar.

Um comentário: